de João Manuel Ribeiro; Ilustração: Miriam Reis
«A energia é um conceito complexo devido à inexistência de um objeto ou fenómeno único que a represente. A compreensão deste conceito por cada criança deverá passar pela construção de uma representação mental própria, através do reconhecimento das propriedades fundamentais da energia e das suas manifestações.
A vida é uma manifestação contínua de trocas de energia que ocorrem em todas as nossas ações. Usamos energia para tudo. O cérebro, o coração, os pulmões e as células do nosso corpo estão a trabalhar continuamente, usando energia. Como a energia não se cria, é necessário obter essa energia e transformá-la (no nosso organismo). Os alimentos fornecem-nos essa energia. Os animais, tal como os humanos, não têm capacidade de usar energia de outras fontes para além dos alimentos. Só os vegetais (e algumas bactérias) têm capacidade para ir buscar energia diretamente ao sol (através da fotossíntese).
Ao longo da nossa existência aprendemos a transformar a energia existente no universo. Primeiro foi o fogo que usávamos para nos aquecer, iluminar e cozinhar. Depois criámos máquinas que funcionavam com o vapor produzido pelo aquecimento da água (pelo fogo). Mais tarde, substituímos a madeira por outros combustíveis e melhorámos a qualidade dos motores (dos comboios e das máquinas) que passaram a usar os gases produzidos pela combustão para produzir movimento (em vez do vapor da água usado pelas primeiras máquinas). Depois veio a eletricidade, produzida por centrais termoelétricas (queimando combustíveis), por barragens (cujo movimento da água aciona turbinas) e por outras formas mais sofisticadas, algumas mais amigas do ambiente (movimento de turbinas eólicas, pelo vento) e outras mais perigosas (centrais nucleares, a partir de transformações que envolvem o núcleo de átomos).»
(Fátima Bento, Cenas & Ciências, Universidade do Minho).
Idade: +6