de Maria da Conceição Vicente; Ilustração: Sara Cunha
Nesta história, os pequenos seres da floresta propõem a um homem que todas as semanas tinha de subir o monte, de saco às costas, para garantir que em casa não faltasse o pão, a ""dádiva"" de um moinho de rodízio na aldeia, comprometendo-se este a moer para toda a aldeia e a entregar-lhes a maquia, porção que os moleiros retiram da farinha que fazem como paga do seu trabalho. O homem aceitou: dito e feito!
Com o moinho próximo iniciou-se uma nova era na aldeia. O moleiro nunca deixou de honrar escrupulosamente o compromisso assumido. Quando este morreu, os seus três filhos gostaram da herança do moinho, mas não da exigência de entrega da maquia, o que põe de novo em cena os pequenos seres da floresta... "Os pequenos seres da floresta" é a recriação de um conto recolhido por Francisco Silva, na aldeia de Avelal, na Serra do Caramulo.
E é também o sexto livro que Maria da Conceição Vicente dedica à reescrita das lendas do Concelho de Águeda, depois de "O Diabo do Alfusqueiro", "A Bicha Moira", "o Lavrador e o Lobo", " O Moleiro e as três árvores" e "O Rapaz que queria agarrar o Sol". Como é grande a sabedoria popular e sábia a poética da escrita que Maria da Conceição lhes confere!
Recomendação PNL: dos 3-5 anos, dos 6-8 anos e dos 9-11 anos