Curso Animação e mediação da leitura nas bibliotecas
DETALHES DO CURSO Animação e mediação da leitura nas bibliotecas
A leitura é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal, social e intelectual. No entanto, os índices de leitura em Portugal continuam a ser um desafio.
Como podemos incentivar hábitos de leitura de forma eficaz e envolvente?
O Curso Animação e mediação da leitura nas bibliotecas responde a estas questões, proporcionando estratégias e técnicas para animar e mediar a leitura em diferentes contextos.
Ao longo do curso, os formandos acederão a conteúdos teóricos e práticos, desenvolvendo competências fundamentais para transformar a leitura numa experiência envolvente e cativante.
ESTRUTURA MODULAR
1 Módulo – Animação e mediação de leitura
2 Módulo – Literatura infantojuvenil
3 Módulo – A arte de contar histórias
OBJETIVOS DO CURSO Animação e mediação da leitura nas bibliotecas
– Descobrir a importância da leitura na sociedade e os seus desafios atuais
– Analisar os índices de leitura em Portugal, compreender os fatores que
influenciam esses números e refletir sobre estratégias para fomentar hábitos de
leitura.
– Explorar o papel e as funções do mediador de leitura
– Identificar o perfil do mediador de leitura, os seus contextos de intervenção e a
sua relevância na promoção do gosto pela leitura em diferentes públicos e
espaços sociais.
– Desenvolver estratégias eficazes para a mediação e animação da leitura
– Estudar métodos de promoção da leitura e aprender a implementar atividades
dinâmicas em bibliotecas, escolas e outros espaços culturais.
– Aprofundar conhecimentos sobre literatura infantojuvenil e critérios de seleção
de livros
– Explorar a evolução da literatura para a infância, compreender os diferentes
géneros e tipologias de livros e aprender a selecionar títulos adequados para
cada faixa etária.
– Aperfeiçoar competências na arte de contar histórias
– Dominar técnicas de narração e de leitura expressiva, conhecer os elementos
essenciais da hora do conto e preparar a organização do espaço e do público.
DESTINATÁRIOS do Animação e mediação da leitura nas bibliotecas
Este curso é indicado para:
– Professores do Ensino Básico e Secundário
– Professores/as bibliotecários/as, animadores socioculturais, técnicos de bibliotecas
– Educadores de infância, mediadores de leitura
REQUISITOS do Curso Animação e mediação da leitura nas bibliotecas
– Qualificação de nível superior
– Conhecimentos básicos de Informática: noções básicas de navegação na internet, download de arquivos, utilização de programas de texto, e-mail e outros recursos.
– Detentores de um currículo científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização desta formação;
– Tablet, computador e acesso à internet É também muito importante que os formandos tenham interesse e paixão pela animação e mediação de leitura em bibliotecas, assim como disponibilidade de tempo para estudo e escrita.
METODOLOGIA do Curso Animação e mediação da leitura nas bibliotecas
O Curso Animação e mediação da leitura nas bibliotecas é ministrado na modalidade e-learning, composta unicamente por sessões assíncronas, em que o tudo é gerido pelo(a) formando(a), com Aulas e Exercícios Práticos (que permitem aplicar e praticar os conceitos abordados)
O formando tem acesso ao Curso durante 12 meses, tendo de o concluir nesse período.
PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO no Curso Animação e mediação da leitura nas bibliotecas
Formandos Interessados em participar no curso podem concluir a inscrição:
Presencialmente
Largo Engenheiro António de Almeida, 30 – 3.º andar – Sala DD3 – 4100-065 Porto
Horário: Das 8.30h à 13h, de segunda a sexta-feira
Loja Online
24 horas, 7 dias por semana
Contactos
+351 226 090 272 || +351 961 827 165
FORMADORA do CURSO Animação e mediação da leitura nas bibliotecas
A Trinta-por-uma-linha é certificada pela DGERT nas áreas de 144 – Formação de professores do ensino básico (1.º e 2.º ciclos), 223 – Língua e literatura materna (escrita criativa) e 342 – Marketing e publicidade.
Todos os seus formadores são certificados com o CCP – Certificado de Competências Pedagógicas – pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.