Contar histórias é uma arte milenar que encanta, ensina e aproxima gerações.
Seja para educadores, bibliotecários, pais ou contadores de histórias, dominar esta arte é essencial para transformar a experiência da leitura em algo envolvente e inesquecível.
O curso A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS explora os fundamentos da literatura infantojuvenil e aperfeiçoar técnicas narrativas, permitindo que os participantes desenvolvam competências para contar histórias de forma cativante.
Ao longo do curso, os formandos terão acesso a conteúdos teóricos e práticos, desenvolvendo competências fundamentais para transformar a arte de contar histórias numa experiência envolvente e cativante.
DETALHES DO CURSO
Estrutura Modelar
1 Módulo – Literatura infantojuvenil
2 Módulo – A arte de contar histórias
3 Módulo – O contador de histórias
OBJETIVOS DO CURSO A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
O curso «A arte de contar histórias» tem como objetivos:
– Promover o desenvolvimento de hábitos, competências de leitura e o
gosto em ler;
– Promover o desenvolvimento de competências leitoras e hábitos
permanentes de leitura;
– Despertar e fortalecer o interesse pelos materiais de leitura como fonte de
entretenimento e lazer;
– Proporcionar uma maior aproximação das crianças às bibliotecas;
– Contribuir para o desenvolvimento da compreensão leitora;
– Desenvolver competências na arte de contar histórias;
– Compreender a importância da literatura infantojuvenil – Explorar a sua evolução, impacto e critérios para a seleção de textos adequados a diferentes faixas etárias.
– Dominar as técnicas de narração e mediação da leitura – Aprender estratégias para
contar histórias de forma expressiva e envolvente, adaptando a abordagem ao público e ao contexto.
– Explorar a tradição oral e os contos populares – Conhecer as origens da narração de histórias, os diferentes tipos de narrativas tradicionais e a sua importância cultural.
– Planear e executar sessões de narração – Desenvolver competências para preparar e organizar a Hora do Conto, incluindo a seleção de histórias, a ambientação do espaço e a interação com o público.
– Aperfeiçoar a performance do contador de histórias – Trabalhar expressão vocal,
corporal e emocional para uma comunicação eficaz e cativante.
– Refletir sobre a ética e o papel do contador de histórias – Compreender a responsabilidade e o impacto social do contador de histórias na promoção da leitura e do imaginário infantil.
– Criar um portefólio de narrador – Reunir materiais e experiências para estruturar uma identidade profissional como contador de histórias.
DESTINATÁRIOS DO CURSO
Este curso é indicado para:
– Professores do Ensino Básico e Secundário
– Professores/as bibliotecários/as
– Animadores socioculturais
– Técnicos de bibliotecas
– Educadores de infância
– Mediadores de leitura
– Contadores de histórias
– Pais e cuidadores
REQUISITOS DO CURSO
– Conhecimentos básicos de Informática: noções básicas de navegação na internet, download de arquivos, utilização de programas de texto, e-mail e outros recursos.
– Detentores de um currículo científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização desta formação;
– Tablet, computador e acesso à internet;
– Interesse e paixão pela arte de contar histórias;
– Disponibilidade de tempo para estudo, pesquisa, escrita e edição de vídeo.
METODOLOGIA DO CURSO
O Curso A Arte de Contar Histórias é ministrado na modalidade e-learning, composta unicamente por sessões assíncronas, em que o tudo é gerido pelo(a) formando(a), com Aulas e Exercícios Práticos (que permitem aplicar e praticar os conceitos abordados)
O formando tem acesso ao Curso durante 12 meses, tendo de o concluir nesse período.
PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO
Formandos Interessados em participar no curso podem concluir a inscrição:
Presencialmente
Largo Engenheiro António de Almeida, 30 – 3.º andar – Sala DD3 – 4100-065 Porto
Horário: Das 8.30h à 13h, de segunda a sexta-feira
Loja Online
24 horas, 7 dias por semana
Contactos
+351 226 090 272 || +351 961 827 165
FORMADORA DO CURSO
A Trinta-por-uma-linha é certificada pela DGERT nas áreas de 144 – Formação de professores do ensino básico (1.º e 2.º ciclos), 223 – Língua e literatura materna (escrita criativa) e 342 – Marketing e publicidade.
Todos os seus formadores são certificados com o CCP – Certificado de Competências Pedagógicas – pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.